Estratégia da decepção

Outro dia eu parei num semáforo perto da Vila Madalena e recebi este folheto.

foto-final-1.jpg

Como eu tinha mudado para o bairro há pouco tempo, pensei que seria algum tipo exposição ou feira que reunisse vários artistas de prestígio. É claro que o nome em destaque no impresso mais esta palheta foram os elementos que influenciaram na minha percepção.

Obviamente, eu estava enganado. O folheto era sobre um empreendimento imobiliário. Quando, em sã consciência, se distribui folhetos sobre arte em semáforos num sábado a tarde? Tudo bem, fui meio ingênuo.

Contei essa historia pra poder questionar um pouco esse tipo de ação, que algumas pessoas chamam de estratégia da decepção.

Esta é uma típica maneira de “burlar” a resistência inicial que as pessoas têm a certos tipos de comunicação. Ou seja, as pessoas já fecham logo o vidro porque sabem que semáforo em sábado a tarde é igual a folheto imobiliário.

Num primeiro momento, esta estratégia parece dar certo. Sem resistência, as pessoas abrem o folheto e prestam atenção ao conteúdo. Mas isso não é garantia de sucesso da campanha.Deve-se pensar até que ponto é bom decepcionar o público desta maneira. De uma forma ou de outra, isto engana o consumidor, que espera um conteúdo legal e recebe propaganda.

Pensando em percepção de valor de marca como resultado da expectativa que temos menos o resultado final que recebemos, nota-se que esse tipo de ação só prejudica a imagem da marca. Cria-se uma grande expectativa relacionada à cultura no bairro, e resultado final é um clichê do mercado imobiliário. Resultado = DECEPÇÃO com a marca.

Engraçado… cheguei no fim do post e percebi que essas explicações baseadas na comunicação só serviram pra validar o que pensei naquele momento: “porra, tô esperando amostras de cultura no meu bairro, e vejo essa bosta de propaganda da Cyrela”.

Diego Senise

1 Response to “Estratégia da decepção”


  1. 1 Thiago agosto 31, 2007 às 5:59 pm

    blog parou?
    abraço pooh


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: