Doação X Benefício

Logo após o caixa, naquele lugar onde embalam suas compras, o Pão de Açúcar está divulgando a seguinte campanha:

pao-de-acucar.JPG

É admirável e elogiável a iniciativa da rede de supermercado, visto que o número excessivo de sacolas plásticas é um dos desperdícios que mais gera poluição nos centros urbanos. A atitude é pioneira no Brasil e extremamente vinculada à imagem que o Pão de Açúcar pretende transmitir a seus clientes.
Porém, a campanha poderia ser muito mais atraente se a sacola com tema ecológico não estivesse sendo vendida por R$ 3,99. A questão não é o preço, mas a atitude da marca em si. No final das contas, nessa campanha, o Pão de Açúcar vai cortar custos com suas sacolas – pois os clientes vão usar menos – e ainda estão lucrando com parte da renda das “sacolas verdes”. Ora, assim, qualquer um tem vontade de ajudar o meio ambiente.
Estrategicamente parece lindo. Mas seria muito mais eficaz se eles distribuíssem as sacolas pra clientes preferenciais e ainda comunicassem para o consumidor, por exemplo: “a cada sacolinha que você deixar de usar, economizará alguns centavos nas suas compras, além de preservar o meio ambiente.” Para o consumidor, pareceria que o supermercado está subsidiando ações ambientais, não somente vendendo-as ou servindo como um intermediário oportuno.
Assim, a marca estaria trazendo benefícios para seus clientes e para o meio ambiente. Seria uma campanha muito mais engajadora.

Diego Senise

0 Responses to “Doação X Benefício”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: