O poeta e o filósofo

Sim, o mistério do tempo
Sim, o não se saber nada
Sim, o termos todos nascido a bordo
Sim, sim, tudo isso, ou outra forma de o dizer…
(Trecho do poema Realidade, Fernando Pessoa)

A genialidade de Fernando Pessoa está na capacidade de transmitir idéias sobre assuntos extremamente profundos e filosófico com uma simplicidade aterradora.
Queria ter um repertório mais rico para poder estender essa crítica, despejando minha verborragia pseudo-intelectual em períodos que parecem não ter um ponto final. Por enquanto, me contento com uma relação simples que alcancei hoje depois da aula.


Segundo o filósofo Espinosa, o real é guiado por uma lógica de causas e efeitos necessários. Uma lógica que não tem uma causa primeira, muito menos um efeito último pretendido, uma finalidade.
Quando Fernando Pessoa fala do “não se saber nada”, desta nossa aflição gerada pela falta de conhecimento sobre a causa das coisas. Quando o poeta fala sobre “o termos todos nascido a borda”, trata da ordem infinita das causas da Natureza, que fazem com que as coisas sejam do jeito que elas são.
Ora, não conseguimos apreender essas causas infinitas do passado. Isso porque já nascemos no meio desta cadeia infinita de causas e efeitos eternos… já nascemos a bordo. Não temos idéia de onde essa embarcação saiu nem para onde ela vai. Estamos a bordo, ignorantes do sentido das coisas.
Longe de mim fazer uma associação peremptória entre Fernando Pessoa e a filosofia espinosana. O interessante é perceber como o poeta consegue “traduzir” teorias complexas na forma de versos tão simples e belos.
Diego Senise

0 Responses to “O poeta e o filósofo”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: