Rituais e ideologia

Ontem, o Rafa e eu conversamos sobre o que a gente andava lendo. E rolou uma coincidência muito legal. Falamos duas definições iguais para coisas totalmente diferentes, partindo de leituras de áreas distintas do conhecimento.

O Rafa estava lendo Da Diáspora, do Stuart Hall. Pra ele, a frase do texto que mais o marcou foi: “IDEOLOGIA é a tentativa de fixar significados na cabeça das pessoas.”

E eu que lia O Mundo dos Bens – Para uma Antropologia do Consumo. O livro percorre teorias econômicas e estudos antropológicos para entender melhor o consumo na nossa época. Comentei com ele que o trecho mais interessante do texto falava que “RITUAIS são maneiras de se fixar significados para as pessoas.”

A pergunta logo que vem à cabeça é como duas coisas diferentes (ideologia e ritual) podem ter a mesma definição?

No livro Da Realidade Sem Mistérios ao Mistério do Mundo, Marilena Chauí explica muito bem que isso se trata de uma questão de linguagem. Ela diz que a consideração “única” de um termo é problemática. Espinosa diz que duas coisas têm a mesma definição, sob dois pontos de vista diferentes. Para esclarecer, dou este exemplo do filósofo: “Posso entender aquilo que reflete todos os raios luminosos sem modificá-los por ‘plano’. A mesma coisa entendo por ‘branco’.” Realmente, plano e branco podem ser ou não a mesma coisa. No final das contas, trata-se da consideração da linguagem e das idéias como campos de sentido, onde a definição do que é o mesmo pode ser dita e pensada de jeitos diferentes.

Certamente, há rituais nos quais a ideologia está presente, ou até mesmo rituais que foram criados para estabelecer ou fortalecer certa ideologia. Um exemplo cotidiano é o casamento cristão, que arma toda uma pompa ritual, que acaba fortalecendo a ideologia da igreja. Mas a partir daí, assumir que ritual e ideologia são a mesma coisa, já é outra história. As ciências humanas aceitam esses “absurdos lógicos”, nos quais 1 ≠ 1; ritual ≠ ideologia.

Diego Senise

0 Responses to “Rituais e ideologia”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: