Por que contar histórias?

Graças a John Steel, se tornou axioma do planejamento publicitário que uma boa apresentação é aquela que conquista sua audiência contando uma boa história. Os planejadores deixaram de lado as apresentações “blocadas” por tópicos (o consumidor, a concorrência etc.) para construir raciocínios em forma de narrativa – com começo, meio e fim.
Mas por que contar histórias?
Há uma referência da antropologia que nos ajuda a entender um pouco sobre isto.
Mas antes de ir ao ponto deste post, guardemos uma premissa: nas histórias de mitologia, sempre há uma polarização entre o Bem e o Mal, de maneira que sempre Bem prevalece.
Em A Eficácia Simbólica, Levi Strauss nos conta o caso de uma aldeã que vivia numa comunidade indígena. Ela passava por complicações de saúde e se desesperava porque ficava cada vez pior. O xamã da tribo foi chamado para conversar com ela. No papo, conseguiu convencê-la a associar aqueles problemas internos à mitologia. Aceitando isso, ela ficou aliviada, pois sabia que as histórias da mitologia sempre acabavam bem. Reduzindo sua preocupação (stress, em palavras atuais), conseguiu realmente se curar.
Por que histórias? Porque nós precisamos dar sentido ao que vivemos, acomodar nossos sentidos. A narrativa converte as a desordem inexplicável dos acontecimentos das nossas vidas em experiências dotadas de significados definidos – em alguns casos, até previsíveis.
Se o poder simbólico das narrativas pode ser até terapêutico, imagine o quanto elas podem nos ajudar a esclarecer o planejamento e acalmar os ânimos de nossos clientes ansiosos.

Diego Senise

0 Responses to “Por que contar histórias?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: