Eco-chato x Eco-útil

Fiat Eco-Drivers é uma iniciativa para as pessoas passarem a consumir menos combustível. Você baixa o programa do site da Fiat, coloca num pen drive e coloca no carro. O programa vai analisar suas trajetórias e sua maneira de dirigir, mostrando jeitos possíveis de gastar menos gasolina. Complicado? Dá uma olhada nesse vídeo pra esclarecer:

Não é só um sistema que calcula o nível de carbono emitido. Iniciativas como essa já existiam há bastante tempo, mas atuam no sentido inverso. Elas “jogam na cara” das pessoas como elas são poluentes, como elas ajudam para a destruição do planeta. Depois desse jogo de consciência, pedem para elas comprarem o seu alívio em forma de cotas de reflorestamento.

Esta ação tem 2 méritos: o primeiro é ecológico – trata de evitar a poluição, não de remediá-la; o segundo é o fato de trazer utilidade não só para o ambiente mas para as pessoas. Ao conciliar economia de grana e sustentabilidade, a marca tira das pessoas qualquer desculpa para não utilizar aquele sistema.

Fala-se muito que no mundo colaborativo, as pessoas estão dispostas a ajudar  quando os temas são relevantes. Sim. Mas só quando as convém. Se a Fiat só criasse uma comunidade de Eco-drivers preocupados com mundo (mas sem um benefício tangível), a ação seria um fracasso. Como a comunidade é só um detalhe da estratégia, ela tem mais chance de sucesso. Precisamos parar acreditar na boa vontade das pessoas em colaborar. Até que me provem o contrário, penso que elas querem colaborar consigo mesmas.

Via: CCSP

Diego Senise

0 Responses to “Eco-chato x Eco-útil”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: