Arte do nosso tempo?

green

Que a conscientização socioambiental já atingiu o campo da arte não é novidade. Inúmeros artistas já fizeram trabalhos para refletir um pouco mais de nosso tempo. A novidade é que demanda social pela responsabilidade e sustentabilidade dos projetos está ganhando tons institucionalizados: os “lugares de arte” (museus) estão trazendo para dentro deles manifestações cujos diferenciais não estão relacionados somente a sua estética, mas ao seu processo (sustentável) de produção.

Só me toquei disso quando fui no Museu da Casa Brasileira lá na Faria Lima. Estava tendo uma exposição de bolsas que foram produzidas por grupos de design com materiais recicláveis ou reaproveitados e em parceria com comunidade carentes. Além de conceber e produzir projetos realmente belos e sustentáveis, os projetos visavam ensinar técnicas que permitisse que os membros da comunidade gerassem sua própria renda após o fim do projeto.

bolsa

Esse movimento das instituições de arte chancela que os novos valores sociais devem modificar nossa percepção da arte. Parece que passamos a incluir mais um critério na valoração daquilo que é chamado arte: o processo de produção. Na apreciação do belo, vemos também o que há por trás da obra, não só o que nosso olhar capta. Os conceitos que a arte transmite não estão mais somente no estético (e seus significados), mas também na história que seu processo de produção pode contar. Tal arte não seria a mesma coisa sem a plaquinha ao lado com a descrição do projeto.

Isso levanta a bola da questão do papel da arte. Esse movimento dos museus que vimos aqui está relacionado com a concepção idealista de arte de Shelling. Para ele, arte é aquilo que torna o ser-humo melhor. A arte teria um papel pedagógico. A arte deve mostrar a representação do que há de melhor da realidade (atualmente, um trabalho artístico e que ainda melhora a sociedade). Assim, inspirando-se nisto, o público desta arte também tentaria melhorar a realidade.

PS: Parabéns pro Rafa lá da Leo Burnett, que participou desse projeto e criou uma bolsa bem legal junto com uma comunidade.

projeto-rafa

Diego Senise

0 Responses to “Arte do nosso tempo?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: